Telescópio Hubble registra imagem de galáxias após colisão

Telescópio Hubble registra imagem de galáxias após colisão

Cientistas da NASA tiveram acesso a imagens do encontro de duas galáxias. O registro foi realizado pelo telescópio espacial Hubble, enviado ao espaço em 1990. Esse encontro ocorreu entre a galáxia regular NGC 4885 e a sua vizinha, NGC 4990. 

Ao invés do choque entre ambas destruir as galáxias – como era esperado – o que aconteceu foi surpreendente: o encontro gerou uma nova geração de estrelas e possivelmente planetas. No entanto, a NGC 4485 perdeu sua estrutura espiral e ordenada, se tornando uma estrutura irregular.

A outra galáxia, a NGC 4990 interrompeu a atração ordenada de estrelas, gás e poeira, dando origem a uma região com estrelas quentes e azuis.

 Na imagem captada pelo telescópio Hubble, a galácia NGC 4485 após o choque com a NGC 4990: do lado direito, explosões com a formação de novas estrelas, enquanto o lado esquerdo parece intacto.Na imagem captada pelo telescópio Hubble, a galáxia NGC 4485 após o choque com a NGC 4990: do lado direito, explosões com a formação de novas estrelas, enquanto o lado esquerdo parece intacto.

Continue a leitura…

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.