Banco Central do Brasil quer dominar a tecnologia blockchain

Banco Central do Brasil quer dominar a tecnologia blockchain

Banco Central do Brasil e tecnologia blockchain

A tecnologia blockchain foi citada pelo presidente do Banco Central do Brasil, como algo que deverá ser dominado pela economia. Através de uma audiência pública conjunta, senadores e deputados federais puderam acompanhar planejamentos para a modernização da economia brasileira. Os políticos fazem parte da Comissão mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).

A tecnologia blockchain poderá vier a ser parte importante desse processo de modernização da economia. Através de sistemas mais transparentes e seguros, transações poderiam envolver a tecnologia blockchain facilmente. Além disso, a tecnologia blockchain permitirá que o sistema financeiro seja cada vez mais democrático e participativo, com maior autonomia para os usuários.

Comissões especiais receberam relatório sobre economia

Nesta quinta-feira (17) algumas comissões especiais, formadas por deputados e senadores, puderam acompanhar uma audiência sobre o orçamento público. O pronunciamento aconteceu através de Roberto Oliveira Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil. Em um documento referenciado aos parlamentares, Roberto cita os desafios da economia brasileira nos próximos anos.

Além de apresentar uma conjuntura econômica sobre as dificuldades do sistema financeiro do país, o presidente do Banco do Brasil aposta em uma modernização de todo o processo. É através dessa modernização que a tecnologia blockchain poderá ser utilizada.

“A aprovação e a implementação das reformas – notadamente as de natureza fiscal –  e dos ajustes na economia brasileira são essenciais para a manutenção da inflação baixa no médio e longo prazos, bem como para a queda da taxa de juros estrutural e para a recuperação da economia”

Tecnologia blockchain pode transformar sistema financeiro nacional

O futuro tecnológico ligado a ao sistema financeiro terá integração com a tecnologia blockchain. Dentre as funcionalidades apresentadas em audiência pública, a tecnologia blockchain destaca-se como um processo inovador para a economia brasileira.

No documento a tecnologia blockchain é citada como um processo a ser dominado pela instituição. Através do relatório apresentado pelo Banco Central do Brasil, algumas propostas apresentaram o que poderia ser a modernização da economia nacional.

De acordo com o estudo, é possível que uma transformação seja guinada através da tecnologia. Além da tecnologia blockchain, outros processos seriam extremamente importante para essa significativa mudança.

Outros conceitos serão explorados nessa transformação

Serviços de nuvem pode garantir ao sistema financeiro uma descentralização de dados. Além disso, armazenamento de informações através dessa modalidade permite que arquivos sejam acessados de forma remota. Isso permitirá uma modernização da economia brasileira.

O documento cita também a inteligência artificial como uma das funcionalidades a serem exploradas para a modernização do sistema financeiro. Robôs e programas facilmente desempenhariam funções importantes em um sistema de economia voltada para o ambiente digital.

Por fim, a digitalização deverá ser outro fator importante no processo de modernização da economia brasileira. Sem dar maiores detalhes sobre o processo que parece começar a ser explorado pelo governo, a digitalização pode envolver documentos e até a moeda nacional.

Por outro lado, se o futuro da economia mundial são as criptomoedas, nada impediria o Banco Central do Brasil de modernizar o real brasileiro, digitalizado, através de uma stablecoin, por exemplo. Dessa forma, a tecnologia blockchain, que dá vida ao bitcoin e outras criptomoedas, teria um importante papel na modernização da economia brasileira nos próximos anos.

Saiba mais em Banco Central do Brasil quer dominar a tecnologia blockchain

Tags:
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.